terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como evitar os perigos da Internet


·         Encontros “online”:
Hoje em dia os encontros “online” são muito frequentes, e, por vezes eles podem-nos causar problemas.
As pessoas que participam nesses encontros não sabem absolutamente com quem falam, por isso, podem vir a ser vítimas de raptos, assaltos, abusos sexuais ou até mesmo incentivação aos maus hábitos.
Para os evitar devemos recusar trocar contactos com estranhos e perceber que as pessoas não são sempre o que dizem ser.
·         Abusos sexuais:
A pornografia infantil é qualquer situação que envolva menores de 18 anos “em atividades sexuais claras, reais ou enganadas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins sexuais”.
O que muitas vezes influencia este acto, é o facto de as crianças ou adolescentes postarem nas suas redes sociais fotos abusadas, muitas das vezes, mostrando partes do corpo que não devam ser postadas em redes sociais.
·         Ciberbullying:
É uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar ajuda a comportamentos decididos, repetidos e provocantes realizados por um indivíduo ou um grupo com a intenção de prejudicar alguém.
O "cyberbullying" pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail’s para alguém que já disse que não quer mais contacto com o mesmo, ou então pode envolver também ameaças, comentários sexuais, insultos, discursos de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização e/ou gozo ou postar provas falsas com o objetivo de humilhar uma certa pessoa.
·         Violação da privacidade:
O reconhecimento na Internet ou por qualquer meio informático implica a atribuição de características a uma pessoa, objecto ou pessoa. Estas propriedades são alcançáveis e operacionalmente através de meios tecnológicos. A identificação digital abrange todas as informações relacionadas com a pessoa como nome, residência, número da segurança social e outras que podem ser guardadas e automaticamente interligadas por uma aplicação informática.
Leonor Carrilho, 7ºD

Sem comentários: