domingo, 9 de maio de 2010

Biografia de Goscinny e Uderzo


Albert Uderzo é o criador de Astérix, em parceria com René Goscinny.
Uderzo nasceu em Fismes, Marne, filho de imigrantes italianos de Odoro. Durante a infância desejava ser mecânico de aviões, embora já mostrasse algum talento para as artes.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha numa quinta e ajuda o seu pai no negócio de mobílias. Muitos anos mais tarde, quando foi necessário decidir a localização para a aldeia de Astérix, René Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que prontamente escolheu a Bretanha.

Uderzo conhece Goscinny em 1951. Tornam-se grandes amigos e decidem trabalhar juntos, em 1952, na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Oumpah-pahsão são publicadas na revista Tintim, até 1962.
Em 1959, Goscinny torna-se editor e Uderzo director artístico, da revista de banda desenhada para crianças, Pilote, criada em 29 de Outubro. A primeira edição da revista publica, pela primeira vez, Astérix, e é um sucesso em França. Paralelamente, Uderzo também trabalhou com Jean-Michel Charlier, na série Michel Tanguy, mais tarde chamada As Aventuras de Tanguy e Laverdure.
Em 1961, após dois anos a serem publicadas na revista Pilote, as histórias de Astérix são publicadas individualmente em livro. O primeiro chamava-se Astérix, O Gaulês. Em 1967, depois do sucesso do primeiro livro, ambos os autores decidem dedicar-se apenas a esta personagem. Mesmo depois da morte prematura de Goscinny, em 1977, Uderzo continua a ilustrar os livros de Astérix. A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.

Sem comentários: