segunda-feira, 1 de março de 2010

Excerto de uma entrevista a Maria Teresa Maia Gonzalez

Como e quando começou o “bichinho” da literatura?
Começou desde muito cedo, pois meu pai era um excelente contador de histórias, mas aos 9 anos já escrevia muito bem, aliás adorava escrever, embora nunca tivesse sequer pensado que iria ser escritora.
Como é que decidiu publicar o seu primeiro livro? Qual foi? Onde foi buscar inspiração para o escrever?
§ O meu primeiro livro foi escrito para um concurso literário a nível nacional da Verbo, em 1989, no qual venci o primeiro lugar, este foi escrito em parceria com Maria do Rosário Pedreira, e denominou-se “Clube das chaves”. Pensei numa chave para resolver o problema e lembrei-me do meu amigo Pedro e das suas chaves.
Ø A titulo de curiosidade, afirmou que a história era verdadeira, pois em pequena teve um amigo, de nome Pedro que tinha realmente uma série de chaves, e sempre achou interessante e enigmático as chaves sem fechadura, e quando surgiu a proposta para o concurso, nem exitou, e começou desde logo a trabalhar a historia.
Qual foi o livro que mais gostou de escrever?
§ Eu adoro escrever para crianças, mas o livro que mais gostei de escrever foi “A Contemplação da Coroa”, pois retrata uma fase marcante da minha vida, onde descobri muito acerca de violência. É o único que é real, o resto é tudo ficção embora exprima sentimentos e pensamentos meus.
Para que publico gosta mais de escrever?
§ Para todo o tipo, mas gosto muito de escrever para jovens.
Acha que os jovens portugueses lêem o suficiente? Porquê? Será que os jovens são merecedores do seu trabalho?
§ Claro que são merecedores do meu trabalho, quando me perguntam se os jovens de hoje em dia lêem muito, respondo sempre que é muito relativo, existem alguns que lêem, e outros que se calhar nunca leram um livro, mas de um modo geral, não vejo o cenário assim tão negro como muita gente o pinta.
Sem querermos parecer muito intrometidos podia-nos revelar os projectos que tem na gaveta?
§ Bem, para já eles não estão na gaveta, mas sim no computador, e são:
Na Verbo “Sempre do teu lado”, na Presença
“Margarida na lua” e ainda “Aventuras de Colombo”.

Sem comentários: