terça-feira, 9 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher

 Hoje, dia 8 de maio, celebramos o Dia Internacional da Mulher.

Não queremos deixar de postar no nosso bloguinho uma homenagem a uma Mulher muito especial e que foi a mais jovem da história, até hoje, a ganhar o Prémio Nobel da Paz com apenas dezassete anos.

Não sei se sabes quem é?

Estamos a referir-nos a Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de junho de 1997.“Malala”, que significa “tomada pela tristeza”, escapou desse destino graças à sua família que sempre apoiou sua vontade de estudar.

Com 11 anos, já defendia no seu blog o direito das raparigas frequentarem a escola. Com 12 anos, para continuar a ir à escola, escondia o uniforme dentro da mochila.

Malala sobreviveu a um atentado, por parte de terroristas que não queriam que ela defendesse o direito das meninas à educação. Após ter recuperado continuou a defender as suas convicções. Tornou-se porta voz de uma causa – o direito à educação.

Quando comemorou 16 anos foi para Nova Iorque, onde falou para uma plateia de representantes com mais de cem países na Assembleia de Jovens das Nações Unidas. No fim do discurso, deixou claro que a causa pela qual quase morreu permanece a mesma: “Nossos livros e canetas são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”.

Em outubro de 2013, a sua história foi publicada na autobiografia “Eu Sou Malala”, pela qual recebeu o equivalente a 7 milhões de reis. Com esse dinheiro criou um fundo que tem o seu nome e o objetivo de promover a educação para meninas no Paquistão.

No dia 10 de outubro de 2013 recebeu o Prémio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu.

No dia 10 de outubro de 2014 com 17 anos recebeu o “Prémio Nobel da Paz”. 

Em 2020 com 22 anos concluiu a faculdade de Filosofia Política e Económica, pela Universidade de Oxford.

 

Sem comentários: