quarta-feira, 18 de março de 2015

Texto de opinião sobre Sexta-feira ou a vida selvagem de Michel Tournier

        




          A meu ver, esta recriação de Robinson Crusoe, da autoria de Michel Tournier, é muito bonita.
         Robinson deixa a sua mulher e filhos para estabelecer trocas comerciais com o Chile, mas é vítima de um naufrágio do qual ele é o único sobrevivente. Numa ilha conhece Sexta-feira... Fiquei surpreendida, pois ambas as personagens têm culturas diferentes e constroem uma ótima relação.
Esta obra mostra que o dinheiro e as novas tecnologias não são essenciais para a nossa vida. Sexta- feira, depois da explosão, ensina Robinson a viver com poucos recursos e apenas com o que a Natureza lhes oferecia. Robinson ‘apaixonou-se’ pela vida selvagem e, quando aparece um barco que o pode levar de volta à civilização, ele rejeita a oferta.
Agradou-me muito esta obra, uma vez que é muito interessante. Há capítulos em que Sexta-feira inventa jogos e diversões que me impressionaram, principalmente porque o autor escolheu muito bem as palavras; além disso, tem um final inesperado.
Em suma, este livro é muito bonito e volto a sublinhar que mostra que o dinheiro e as tecnologias não são essenciais para a nossa vida. Temos a Natureza à nossa volta com tanto para oferecer. Porque não aproveitar?



Filipa Ramos, n.º 14, 7ºD

Sem comentários: