terça-feira, 29 de janeiro de 2013

“A História do Lixo não acaba no lixo…”









Visita de estudo

 Central de Triagem da Valorsul (Lumiar)

No dia 15 de janeiro fomos visitar o Centro de Triagem da Valorsul, localizado no Lumiar. Fomos recebidos pelo Sr. João Paulino que nos ensinou tudo sobre o tratamento e valorização do lixo. Fizemos uma visita às instalações onde os materiais de vidro, papel/cartão e plástico colocados nos ecopontos são separados por tipo de materiais, através de processos mecânicos e manuais, por forma a serem encaminhados para a indústria da reciclagem. Desta forma os materiais separados por todos nós nos ecopontos podem ser transformados em novos objetos (ex: fibras têxteis para fazer camisolas…). Aprendemos ainda que cada um de nós pode fazer muito para reduzir a quantidade de resíduos colocados no lixo (ex: água canalizada em vez de água engarrafada…) e que devemos sempre que possível reutilizar materiais que já não precisamos. Ao reutilizar materiais estamos a poupar matérias-primas e também energia.
Os alunos do 5ºA

“Eu aprendi a separar o lixo. Há regras que é preciso respeitar quando colocamos o lixo no ecoponto.”
“Eu gostei do filme. Foi interessante.”
“Eu gostei de ver fazer os cubos.”
“Havia uma máquina que pesava os camiões do lixo.”
“Passavam muitos camiões carregadinhos de lixo. Eu gostava de andar num camião.”
“Não gostei nada do cheiro.”
“Na camioneta cantámos muito porque estávamos contentes.”
“A máquina que separava os metais era muito gira.”
“Eu gostei dos sacos que nos deram.”

Sem comentários: