sexta-feira, 4 de junho de 2010

A pergunta da bicharada, Augusto Carlos

Numa zona de África, existiam dois territórios. O primeiro, o território dos Tecelões Amarelos que era dirigido por um chimpanzé e o segundo, o território dos Xingueritanas que tinha por presidente um gorila.

Muitos animais herbívoros queixavam-se ao chimpanzé, que além de ser presidente, também era doutor, dos animais carnívoros que comiam os seus familiares.

O chimpanzé tinha sempre a mesma pergunta em mente: Porque será que a Natureza criou herbívoros e carnívoros, se ambos têm que conviver no mesmo espaço?

Certa manhã, sem que se saiba porquê, os tecelões amarelos deixaram de cantar o que prejudicou os outros animais que não conseguiam dormir, porque estavam habituados a ouvir barulho.

Para compensar o mutismo dos tecelões, outros animais, decidiram gritar mas, acabaram por ficar fracos e com dores de garganta.

Entretanto os animais continuavam a queixar-se uns dos outros, de cada lado da fronteira e a guerra estava por um triz.

Com a vontade de se vingar do chimpanzé que o tinha acusado de fazer mal o seu trabalho de espião, um crocodilo, começou a propagar falsos rumores e a colocar os animais de cada território uns contra os outros, o que tornou a guerra inevitável.

Havia mortos por todo o lado, principalmente na fronteira entre os dois territórios. De repente, a guerra parou e todos quiseram saber quem ganhou … empate pois havia o mesmo número de mortos de cada lado.

Os dois presidentes decidiram encontrar-se em território neutro para trazer a paz de volta. Durante a reunião o chimpanzé recebeu uma carta que explicava que o crocodilo ex-espião, era o único responsável pela guerra e o causador de tantos animais mortos. Após essas explicações, um fumo branco saiu da chaminé do palácio anunciando a todos o fim das hostilidades.

Após o fim da guerra, as diferenças entre os herbívoros e os carnívoros voltaram à ordem do dia e o chimpanzé já não sabia o que fazer para impedir os carnívoros de comer os herbívoros.

Ficou então decidido que os filhos dos animais carnívoros seriam retirados aos pais antes de terem provado carne e assim passariam a ser vegetarianos! No entanto, a experiência não resultou pois um dia as feras fartas de cuspir ervas, decidiram comer os seus tratadores herbívoros. Esta experiência demonstrou simplesmente que não se pode lutar contra a natureza dos animais.

Preocupado com o problema dos pássaros que ainda não tinham voltado a cantar e também pela questão dos carnívoros e herbívoros, o chimpanzé encontrou um menino que o ajudou imenso. O menino contou ao chimpanzé que os tecelões amarelos deixaram de cantar porque o milhafre os comia um a um.

O presidente chimpanzé convocou então uma grande reunião onde estavam presentes todos os animais … sem esquecer o menino.

Depois de explicar a todos porque é que os tecelões amarelos já não cantavam, o chimpanzé explicou que mesmo se cada espécie tinha de se comportar de acordo com a sua própria natureza, era importante evitar de prejudicar os outros.

Para concluir, o menino, que trazia um recado da parte da sua mãe, explicou aos animais que tanto os herbívoros como os carnívoros foram criados por um grande mágico e mesmo que não se perceba a obra do grande mágico temos de ter muito cuidado com as nossas atitudes e tudo devemos fazer para não complicar a vida dos outros.

Este livro demonstra que existem muitas similitudes entre as atitudes dos animais e dos humanos e que mesmo sendo difícil lutar contra a sua natureza, é importante respeitar os outros.



Trabalho realizado por: Audrey Tschiffeli Nº 4 Turma: 5ºE

Sem comentários: